Las

Sim eu posso ter um jardim!

18/01/2016

  Um jardim na sacada é uma excelente opção para quem mora em apartamento e, mesmo sem ter uma grande área externa, você pode manter o contato com a natureza e dar um toque de verde no dia a dia.

  Para fazer o planejamento do seu jardim, você pode optar por um projeto simples ou por um mais complexo. O investimento também pode variar, o primeiro passo é decidir que tipo de jardim você quer, um que exija pouca manutenção ou praticamente um quintal interno?  e avaliar a condição da sua varanda, verificando o espaço que tem disponível e incidência de luz solar. Estes fatores irão afetar diretamente na escolha das plantas e flores e na disposição do jardim de acordo com o tamanho da área.

  Confira as ideias que selecionamos para que você planeje seu jardim na varanda ou sacada do apartamento:

  • Verifique as regras do seu condomínio

  Antes mesmo de começar a montar o seu jardim, é preciso verificar quais são as regras condominiais que você deve seguir.

  • Analise o tamanho do espaço disponível

  Mesmo varandas bem pequenas, ou até mesmo sacadas, podem abrigar um jardim. Pense no seu espaço de forma tridimensional. Existe algum espaço vertical em que você pode plantar ou pendurar vasos? Mesmo em um ambiente limitado, é possível fazer coisas fantásticas usando, por exemplo, uma parede de treliças.

  • Confira a incidência de luz solar

  Muitas pessoas não têm a mínima ideia de quantas horas de luz solar direta a varanda recebe. Neste espaço específico, a conta fica ainda mais difícil, já que prédios ou paredões podem obstruir o sol em algumas partes da varanda. É necessário reservar um tempo para observar quantas horas de sol sua varanda recebe se você quiser que suas plantas cresçam saudáveis.

  • Tenha atenção ao fator água

  Como você pretende molhar suas plantas? Com uma mangueira? Um regador? Ou balde? Leve este item em consideração porque no verão, por exemplo, algumas espécies exigem ser regadas pelo menos duas vezes ao dia. Sem acesso à mangueira, você terá que carregar baldes de água pelo apartamento, o que pode ser uma problemática para algumas pessoas.

  • Lance mão de vasos e aproveite as paredes

  Como já dissemos, é importante que você encare seu jardim de forma tridimensional. Varandas de apartamento costumam ter espaço limitado: neste caso, uma solução que funciona e provoca um efeito bonito é utilizar vasos decorativos para expor as plantas e aproveitar as paredes para um fazer um jardim vertical. Vale, inclusive, unir as duas ideias: uma dica é colocar uma treliça ou suporte na parede e pendurar vasos coloridos. 

TAGS: Jardin; decor; ;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

InatecGabriel Construções
EleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor GlassFibra SulMorro Estevão Plantas OrnamentaisMarquesa HomeEkcel PiscinasQuinto ElementoEvisa
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados