Las

Paredes escuras no décor

27/04/2016

   Sofisticadas, as paredes escuras transformam os ambientes em espaços intimistas e cheios de requinte.

   Com receio de deixar o ambiente pesado, muitas pessoas fogem das paredes escuras na hora de decorar a sua casa. Apesar disso, a tendência vem crescendo e elas já são inspirações para planejar o design. Com equilíbrio entre o tom usado e os outros elementos do ambiente, as paredes escuras podem dar um efeito de elegância e sobriedade para os cômodos. Confia as nossas dicas e inspirações para não errar!

  • O truque principal para não errar a mão na hora de usar paredes escuras é fazer com que o ambiente seja bem iluminado, seja ele pequeno ou grande.
  • Aproveite ao máximo a luz natural (sem usar cortinas pesadas, por exemplo) e tenha bons focos de luz artificial, com lâmpadas e luminárias de chão e teto ou mesmo spots de luz. Com boa iluminação, qualquer ambiente se torna mais equilibrado, não importando a cor das paredes.
  • Outra dica para equilibrar o ambiente é usar nos detalhes cores e tons mais claros. Eles ajudam a amenizar as paredes escuras e ainda podem criar efeitos interessantes. Um quarto com paredes chumbo pode ganhar leveza com tons mais claros de cinza, criando uma escala de cores no décor. As cores complementares também podem ser usadas: paredes berinjela, por exemplo, se iluminam com objetos laranja.
  • As paredes escuras são normalmente indicadas para ambientes amplos, já que os tons fechados dão a sensação visual de que o ambiente é menor do que a realidade. De fato, essa é a forma mais fácil de usar cores escuras e com menores chances de errar. Apesar disso, cômodos menores podem receber as paredes escuras de duas formas que também são mais fáceis de acertar: usando a menor parede do ambiente ou mesmo a parede do fundo, para dar uma maior sensação de profundidade (a parede da cabeceira da cama, por exemplo) ou então usar em paredes recortadas (em uma sala que tenha bancada americana para a cozinha, pintar a parede da bancada com cor escura escolhida, por exemplo). Dessa forma você consegue dar um toque de sofisticação com as paredes escuras sem correr o risco de deixar a decoração pesada.
  • Preto, grafite, azul marinho, petróleo, chumbo, berinjela, marrom… São muitas as possibilidades de paredes escuras que ficam bem no décor de todos os ambientes. Elas deixam a casa com um ar contemporâneo e valorizam a decoração.

   Dicas inspiradoras para pintar os ambientes, sem medo, com um pouco de ousadia e personalidade. Confira a nossa seleção abaixo!

  • Escolha uma cor escura com fundo neutro, como cinza. Se você escolher uma cor levemente azulada, arroxeada, ou esverdeada, este tom de fundo ficará muito mais evidente na parede do que imaginamos.
  • Pinte uma grande área com várias demãos e aprecie por um tempo para ver como se sente com a cor.
  • Paredes escuras precisam de fortes toques de cor nos acessórios e luminárias, senão o ambiente fica sombrio e morto. Então você precisará adicionar alguns objetos de destaque.
  • Você vai precisar ajustar a iluminação. Sim, nisso as pessoas tem razão, cores claras refletem melhor a luz, por isso são mais econômicas na hora de iluminar. Mas acredito que com uma iluminação bem direcionada e bem planejada (ao invés do bom e velho ponto único central no teto) seja possível iluminar bem sem gastar muito.
  • Use um pintor experiente, que tenha confiança com cores escuras, pois este tipo de trabalho precisa estar em mãos seguras. 

TAGS: ParedesEscuras; Decor; ;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

InatecGabriel Construções
EleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor GlassFibra SulMorro Estevão Plantas OrnamentaisMarquesa HomeEkcel PiscinasQuinto ElementoEvisa
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados