Las

Cozinha Gourmet: O que é? Dicas, Ideias

24/04/2019

Vem com a gente saber mais sobre esse estilo de cozinha que vem dominando as casas mais modernas, além de dicas, projetos e ideias para você se inspirar.

O que é cozinha gourmet?

Assim como o seu nome diz, uma cozinha gourmet é um espaço para praticar e apreciar uma culinária de alto padrão.

Dentre as principais características desse ambiente está a multifuncionalidade entre espaços, ou seja, existem ambientes integrados, sem a necessidade de separar cozinha da área dos convidados.

Por isso é tão comum encontrarmos esses modelos de cozinhas junto a salas de jantar, varandas, dentre outros tipos de áreas externas onde a ideia seja socializar a partir da culinária.

Sendo assim, acaba sendo uma ideia perfeita também para espaços mais limitados, sem a necessidade de divisórias e trazendo a amplitude que a conexão entre ambientes faz.

Por que fazer uma cozinha gourmet planejada?

Móveis planejados têm o objetivo de preencher o espaço com mobília sob medida, de um jeito funcional e prático.

Também são móveis feitos adaptados para não atrapalhar a circulação das pessoas no ambiente, portanto é a solução perfeita para a criação de uma cozinha gourmet de acordo com seu espaço disponível.

E como a cozinha gourmet é um conceito moderno, planejar o espaço para receber equipamentos e eletrodomésticos modernos é o melhor a ser feito para encaixar cooktops, fornos embutidos, coifas, além de dividir área molhada da área seca, e também planejar a presença de uma ilha, bancada ou mesa no espaço.

Sem um projeto por detrás, tudo se torna mais arriscado e trabalhoso. Comprar mobílias separadas não cria a harmonia praticamente obrigatória que deve existir numa cozinha gourmet.

Um balcão extenso por toda parede, o material da ilha que combina com seus armários, gavetas funcionais, materiais e utensílios de fácil alcance, dentre outras características que somente o mundo dos móveis planejados podem oferecer.

Ideias de projetos para sua cozinha gourmet

Cozinha gourmet simples

O básico para você ter uma cozinha gourmet em casa é unir com outro cômodo, criando o espaço amplo e integrado. A ideia mais simples é a sala de jantar.

Além dos móveis básicos de uma cozinha, dê preferência para ter uma bancada no meio do ambiente, cercada de bancos ou cadeiras.

Pronto, esta é a sua versão mais simples de uma cozinha gourmet. Se puder investir um pouco mais, instale um fogão cooktop na bancada para cozinhar ainda mais próximo dos seus convidados.

Cozinha gourmet pequena

Se a sua cozinha for de um tamanho bem pequeno, a ideia é aumentá-la unindo com o espaço a ser integrado, seja uma área externa ou sala de jantar.

É fácil adaptar uma cozinha com balcão americano a uma cozinha gourmet, pois basta conectar o balcão com a mesa de jantar se houver espaço disponível.

A harmonia entre as decorações dos ambientes se conectam e a partir dessa junção um novo e maior cômodo surge! Outro ponto que liga bem as áreas é a iluminação.

Cozinha gourmet na área externa

Sua cozinha gourmet também pode ser planejada para se conectar com um espaço aberto, como o jardim ou área da piscina, por exemplo. A ideia é dar um ar maior de liberdade para os convidados.

A única limitação é que a área da cozinha em si, com mobílias, eletrodomésticos e outros equipamentos deve ser coberta, podendo as mesas ficar na área externa, dependendo do material, é claro.

Esse visual aberto traz um ar de área de lazer, de ambiente despojado, alegre e tranquilo. Já pensou

Cozinha gourmet rústica

Como o mundo da decoração sempre ousa e é desafiado, a moda das cozinhas gourmets no estilo rústico também pegou, mesmo sendo um destaque no estilo moderno. Legal, né?

Nesse estilo, a cozinha ganha revestimentos que exalam naturalidade, como madeira de demolição, pedras naturais, fibras, dentre outros, ao contrário do frio e moderno aço inox ou madeira mdf que o estilo moderno pede.

Esse estilo rústico traz mais ainda sensação de acolhimento ao espaço, remetendo a ambientes antigos. Dê prioridade a móveis grandes, pesados, que preencham bem a área e tragam esse ar de conforto e fartura.

Nada lhe impede de misturar o rústico com outros, como o próprio moderno ou ainda algumas mobílias vintages.

Cozinha gourmet com ilha

A principal ideia da cozinha com ilha é aproximar o cozinheiro dos amigos ou familiares convidados. A ilha serve como uma bancada para receber os pratos e deixar os convidados à vontade se servindo e se deliciando.

Esse contato direto do fogão direto para a bancada é uma característica de alto padrão na cozinha. Se a ideia ainda for cozinhar na bancada, do lado dos convidados, a melhor opção é um fogão cook top! Quanto ao forno, instale em outro local do ambiente.

TAGS: ;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

InatecGabriel Construções
EleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor GlassFibra SulMorro Estevão Plantas OrnamentaisMarquesa HomeQuinto ElementoOrnamento
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados