Las

Cores para sua parede

06/11/2018

Além de serem responsáveis por transformar os ambientes, as cores podem ter grande influência no estado emocional das pessoas. Por isso, a escolha da tonalidade de um espaço é de extrema importância. As cores de parede podem acarretar em inúmeras sensações.

Ou seja, por mais que possa parecer um detalhe meramente estético, é capaz de influenciar diretamente na energia do ambiente e consequentemente em como as pessoas que irão usufruir dele irão se sentir.

Basicamente, são dois os grupos de cores existentes: as cores frias e as cores quentes. As cores frias são tidas como cores racionais e estão presentes na paleta do preto, branco, azul, marrom, cinza e bege. Já as cores quentes, que são consideradas cores mais emocionais, são as diversas tonalidades de vermelho, amarelo, verde, rosa e laranja.

Cores de parede

Para definir a cor que será utilizada em cada ambiente é preciso, primeiramente, definir sua função e tamanho. O ambiente em questão será de trabalho? Será de lazer? Qual a sensação que os usuários devem sentir ao usá-lo? Ele deve ser mais calmo, aconchegante? Ou ele deve ser mais alegre, estimulante?

Depois, é importante levar em consideração todo o mobiliário, existente ou não, que fará parte do espaço, além dos objetos de decoração, para que o todo fique em harmonia.

Essa harmonia pode ser alcançada, por exemplo, fazendo uso de uma única cor, mudando apenas a tonalidade, ou se a ideia é ter um ambiente sem contrastes, para obter uma boa composição, pode-se utilizar as cores que se encontram em sequência no círculo cromático. Além disso, uma boa opção é usar aquelas tonalidades que estão em lados opostos nesse círculo, essas cores são chamadas de complementares.

Outro fator determinante na hora de escolher as cores de parede é o tamanho do espaço. Em ambientes pequenos, por exemplo, não se deve fazer uso de tonalidades vibrantes, pois essas transmitem a ideia de que o ambiente é ainda menor. O mais indicado, portanto, é optar por tons mais neutros e deixar que as cores vibrantes apareçam apenas nos detalhes.

Após ser feita a escolha da cor –e antes de realizar a compra definitiva- é imprescindível que seja feito um teste na parede a ser pintada com a tinta em questão, pois nem sempre a tonalidade indicada no catálogo será o resultado final.  A partir desse teste, não haverá dúvida e possíveis surpresas referentes à tonalidade.

 

TAGS: ;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

InatecGabriel Construções
EleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor GlassFibra SulMorro Estevão Plantas OrnamentaisMarquesa HomeEkcel PiscinasQuinto ElementoEvisa
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados