Las

Cores de tintas: Como combinar cores nos ambientes

25/05/2017

Para combinar cores nos ambientes você precisa conhecer um pouco o círculo cromático e ter em mente que móveis e objetos de decoração também fazem parte do processo; mas como escolher entre tantas opções de cores de tintas disponíveis no mercado? E quais são os melhores tons para cada ambiente? Separamos algumas dicas e ferramentas para facilitar sua escolha, afinal uma nova pintura pode ser a solução ideal para repaginar a decoração da casa sem ter de fazer uma reformar ou trocar móveis; além de ser uma opção bastante econômica.

Harmonizando as cores com o círculo cromático

O círculo cromático é uma ferramenta de estudo e harmonização de cores, nele as cores ficam lado a lado dentro de um círculo, na mesma ordem que aparecem no espectro cromático. As cores são classificadas dentro desse formato e essa classificação nos ajuda a entender como uma cor pode ser combinada com a outra. Essa mesma classificação pode ser utilizada na hora de decorar ambientes e escolher as cores de tintas de cada parede.

 

Para harmonizar diferentes cores de tintas nos ambientes, guie-se com o círculo cromático.

 

Classificação das cores no círculo cromático

 

Cores primárias: São elas o azul, o amarelo e o vermelho; recebem esse nome pois dão origem as demais cores. Elas podem ser combinadas com tons neutros como o cinza, o branco, o preto, tons de madeira e marrom.

Cores Secundárias: Laranja, Verde e Roxo. São a mistura entre duas primárias (amarelo + vermelho = laranja, etc). Podem ser combinadas com cores terciárias, cores neutras ou combinadas tom sob tom.

Cores Terciárias: São as cores obtidas da mistura entre duas cores secundárias, as variações de tons. Elas podem ser harmonizadas entre si, de maneira monocromática ou combinadas utilizando tríades.

Cores Análogas: São as cores próximas a uma cor no círculo cromático, por exemplo: As cores análogas do amarelo são o vermelho e o laranja; as cores análogas ao rosa são o vermelho e o roxo, etc. Essa harmonização resulta em combinações mais suaves.

Cores Complementares: Esse nome é dado a duas cores opostas dentro do círculo cromático: Vermelho e verde, Laranja e Azul, Amarelo e Roxo, etc. Essa combinação resulta em um máximo contraste entre cores, produzindo um efeito vivo e forte nos ambientes.

Cores Frias X Cores Quentes: Como o nome diz, são as cores que transmitem ou não a sensação de calor; imagine uma linha dividindo o circulo cromático ao meio. As cores quentes são o vermelho, amarelo, laranja e tons próximos como o rosa. As frias são o verde, azul, roxo e tons mais escuros como azul marinho e marrom. As cores quentes deixam o ambiente mais vivo, enérgico enquanto as frias deixam o clima mais aconchegante.

Cores Neutras: Essa harmonização é a grande preferência na hora da decoração, seja na escolha de cores de paredes ou de móveis. Isso justamente por possibilitar diferentes combinações de acessórios e objetos de diversas cores e nunca enjoar o morador de sua escolha. As cores neutras são o branco, o cinza, o preto, o bege e o marrom.

 

TAGS: tintas; cores; discocromatico; decoracaocomcores; ; opoderdascores; decor; salas; quartos; hall; centrodepinturas;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

InatecGabriel Construções
EleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor GlassFibra SulMorro Estevão Plantas OrnamentaisMarquesa HomeEkcel PiscinasQuinto ElementoEvisa
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados