Las

Abajures: Ideias e inspirações para quarto

15/04/2019

Foi-se o tempo em que a função de um abajur era apenas auxiliar com iluminação na sala durante a noite, ou ainda iluminar as páginas de livro apoiado em cima do criado-mudo.

Sabemos que atualmente os abajures são elementos decorativos, disponíveis em centenas de modelos, que conferem aos ambientes muito estilo, personalidade e sofisticação.

Onde colocar abajures?

Abajures de mesa

Pense nos abajures de mesa quando a ideia de iluminação e decoração for mais limitada. Combinam bem quando são expostas em pontos estratégicos de mesas, aparadores, mesas laterais ou até como centro de mesa.

São os modelos ideais para quem quer usar na decoração de quartos ao lado da cama, podendo até ser comprada em pares para decorar os dois lados de uma cama de casal.

Abajures de chão

Os abajures de chão são ideais para quem busca decorações em pontos estratégicos, como por exemplo no canto da sala, naquela quina entre duas paredes com espaço vago sabe?; ou ainda auxiliando na sala de estar entre duas poltronas; ou ainda um local de destaque, em que o olhar seja direcionado para ele, como por exemplo no final de um corredor, como ponto focal.

Você também encontra abajures de chão com o nome de coluna de chão no mercado, ok?

Estilos de abajures

Abajures modernos

Os abajures de design mais moderno podem seguir duas linhas: a minimalista, em que são modelos simples e que se encaixam num ambiente bem organizado e com itens selecionados na decoração; ou ainda o ousado, com formas, alturas e outras medidas diferentes, incluindo o tipo de base que pode ser de metal, acrílico ou cobre, por exemplo, nas cores mais diferenciadas.

Abajures de cristal

O cristal é um material elegante que agrega muito em decorações mais clássicas e românticas, por exemplo. Os modelos mais buscados são decorativos de mesa com cristais pendurados.

Combinações com cores preto, prata ou dourado são ainda mais elegantes. Costumam ser uns dos modelos mais caros de abajur.

Abajures para quartos

As luminárias mais comuns em quarto são justamente as de estilo abajur, pois são mais práticas e fáceis de encaixar na decoração.

O estilo, cores e tamanho ficam por escolha sua, de acordo com o estilo do quarto; a única dica é preferir abajures com iluminação regulável e que fiquem de fácil alcance, para ter a iluminação controlada de forma fácil e ter uma luminosidade confortável ao olhar.

Quarto de casal

Para os quartos de casal, a ideia é investir no par de abajures e colocar do lado da cama em cima dos criados-mudos; os itens de ambos os lados trazem equilíbrio ao quarto, além da opção de cada um do casal poder controlar sua iluminação como preferir.

 

TAGS: decor; decoraçao; decoracaodeinteriores; iluminacao; lustre; luminarias; pendentes; plafons; iluminacaodoquarto;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

InatecGabriel Construções
EleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor GlassFibra SulMorro Estevão Plantas OrnamentaisMarquesa HomeQuinto ElementoOrnamento
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados