Las

Saiba como montar um jardim de inverno incrível

24/07/2017

Montar um jardim de inverno é uma experiência muito agradável, pois  lidar com a terra, com a vegetação e até com os detalhes desse cantinho charmoso, traz muito entusiasmo e gratificação.

Quando bem planejado, este cantinho se torna multifuncional, pois embeleza a casa, purifica o ar, alegra o ambiente e ainda permite uma gostosa interação das pessoas com a natureza, ainda que dentro de casa.

 

Antes de colocar as mãos à obra, acompanhe várias ideias e escolha a ideal pra você!

Embaixo da escada

Se você mora em um a casa de dois andares, um ótimo lugar é embaixo da escada, já que seu jardim poderá ser admirado tanto por quem sobe ou desce os degraus quanto por quem está no piso terreo. Além disso, a área sob a escada costuma ser subestimada e sem muita utilidade, tornando-a o local ideal para um jardim inverno.

 

Em salas ou corredores

Em salas em “L”, nas amplas ou mesmo em corredores de dimensões largas, é possível montar um jardim de inverno muito bonito. Aqui, cabe uma sugestão: se as dimensões do ambiente forem significativamente grandes, uma dica é construir o jardim de inverno em toda a extensão da parede maior. O efeito é realmente impactante.

Mas se o contrário também for verdadeiro, ou seja, em salas muito pequenas é preciso aproveitar todo o espaço reservado para a vegetação, inclusive o aéreo. Há duas possibilidades: um jardim isolado com porta de vidro e boa iluminação terá um destaque especial.

Já um jardim integrado à sala e sem barreiras permitirá maior interação com o ambiente. Se optar pela segunda opção, lembre-se de que o estilo do jardim deve acompanhar o restante da decoração de ambiente.

A iluminação ideal para um jardim dentro de casa

Seja qual for a área interna escolhida, é necessário que haja, no teto ou em uma das laterais, alguma fonte de iluminação externa, ainda que as plantas escolhidas prefiram sombra. Lembre-se, que plantas são seres vivos e precisam fazer fotossíntese (com a luz solar) para se alimentarem.

Portanto, se o local tiver pouca iluminação, é fundamental optar por folhagens e flores que necessitem de pouca luz.

 

As plantas mais adequadas ao jardim de inverno

Em geral, um jardim de inverno pede plantas resistentes e que se adaptem a ambientes internos como escritórios e salas. Escolha as que harmonizem entre si e com o ambiente, lembrando que em espaços muito limitados até a parede pode ser usada. Uma dica é fazer um contemporâneo jardim vertical preenchendo toda a parede.

Para planejar o paisagismo do seu cantinho dentro de casa aposte nas plantas que preferem sombra:

·         Samambaia;

·         Lírio da Paz;

·         Antúrio;

·         Espada de São Jorge;

·         Bromélias de sombra;

·         Margarida Inglesa;

·         Ráfia;

·         Calêndula;

·         Cactos;

·         Boca de Leão;

·         Dracena;

·         Amor-perfeito;

·         Chamaedorea;

·         Violeta (meia sombra);

·         todos tipos de Suculentas;

·         Comigo-ninguém-pode (cuidado com crianças e animais domésticos, pois é venenosa).

TAGS: jardins; jardindeinverno; plantas; jandinsemcasa; plantas;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

RefrilarFloricultura Flores
LemeBella PietraInatecGabriel ConstruçõesTramontinEleganzaCentro de PinturasVitrolAmbience DecorAmbience DecorCama Conforto
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados