Las

Os indispensáveis tapetes

08/11/2018

Para incrementar a decoração da casa, o tapete é um acessório indispensável. Além de deixar o ambiente mais confortável, ele complementa o espaço com personalidade sem precisar de muitos recursos.

Vale lembrar que a escolha do tapete é um dos últimos itens a compor o ambiente, já que os móveis são as peças essenciais para definir o modelo a ser utilizado. A não ser que você tenha um tapete especial e queira dar destaque a ele, claro.

Mas se você tem dúvidas sobre tamanho, formato ou altura que deve usar, vamos dar algumas dicas de como escolher o tapete ideal para os vários ambientes da sua casa.

1)  TAMANHO

O tapete pode ser utilizado como limitador do ambiente, facilitando visualmente onde começa e termina a sala, ou mesmo a circulação proposta em um espaço.

No caso das salas de estar ou TV, o correto é que o tapete esteja cerca de 20 cm – ou mais – abaixo de cada um dos móveis.

Já em espaços de circulação, como corredores onde não existem móveis, indica-se que o tapete componha o ambiente preservando pelo menos 20 cm do piso, para deixa-lo à mostra.

2) FORMATO

Não há regras quanto ao formato do tapete, mas ambientes clássicos ainda dão preferência aos modelos quadrados.

Se você quiser ousar, use os redondos ou com formatos diferenciados, contanto que o modelo escolhido seja uma peça digna de chamar a atenção, um exemplar sofisticado ou com uma estampa moderna.

3) ESPESSURA

É muito desconfortável caminhar e tropeçar no tapete devido à sua espessura. Porém, é muito confortável usar um modelo com trama grossa em um ambiente como uma sala de TV.

Então, a dica é usar os modelos de gramatura mais baixa em lugares de constante circulação, e nos lugares onde estaremos mais tempo sentados, usar os mais altos.

 

4) PADRÕES

O padrão do tapete deve ser pensado junto com as texturas, estampas e cores da decoração, ou seja, é um dos últimos itens a serem definidos. Mas, quando o caso de amor com a estampa do tapete for muito forte, o projeto pode ser desenvolvido a partir dele.

 

5) REGRA BÁSICA PARA O TAPETE IDEAL

Se mesmo com todos esses cuidados o tapete parecer destoar do restante da decoração, o truque é combinar o tapete com as almofadas. Aliás, essa dica é válida mesmo se o conjunto estiver harmonioso, porque essa combinação realça ainda mais os padrões ou cores semelhantes ao tapete.

Pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de decorar um ambiente, e para encontrar o tapete ideal não é diferente. Por isso, cuidar com carinho desses complementos é a garantia de um ambiente digno de revista.

TAGS: ;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

Bella PietraInatec
Gabriel ConstruçõesTramontinEleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorPiccolo e LessaAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor Glass
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados