Las

Dicas de como comprar o tapete para sala

11/03/2019

No momento de decorar o ambiente, surge-se diversas dúvidas e as mais comuns são: quais os materiais? Quais as cores? Qual o tamanho ideal?
A princípio, o tapete deve agregar valor ao ambiente. Ou seja, ele serve para aquecer a casa, demarcar ambientes dando cor e aconchego ao cômodo. É um acessório indispensável e que pode ser colocado em qualquer ambiente.
Diversos pontos devem ser levados em consideração antes da compra, mas o principal é que o tapete é um dos últimos itens a serem escolhidos pois o mesmo depende dos objetos que compõem aquele espaço.
Confira e tire suas dúvidas a respeito do tema:

Tapete: qual material utilizar?
Os materiais são divididos em 5 tipos: Lã, acrílico, fibra sintética, couro ou poliéster.
Os tapetes de lã são uma excelente escolha, em decorrência de sua durabilidade, maciez. Mas não é só isso, eles possuem diversas cores e acabamentos, tornando-os mais caros.
Mas se você não quer gastar tanto, outra opção são os tapetes de acrílico, no qual possuem um acabamento bem semelhante aos de lã, mas com uma durabilidade inferior.
Os tapetes de poliéster são mais comuns para compor o ambiente da sala de tv, por conta deles serem mais volumosos e felpudos.
Para aquelas pessoas que sofrem de alergias, recomenda-se os tapetes de fibras sintéticas, pois também possuem preços mais acessíveis que os anteriores e não soltam pelos ou fiapos.

Qual o tapete ideal para a sala?
A decoração desse ambiente nunca pode deixar a desejar, pois é o primeiro compartimento da residência a ser visto, além de acomodar os convidados para uma visitinha de final de tarde ou até mesmo um final de semana, não é mesmo?

Deve-se destacar o seguinte: o tapete em sua sala deve estar em sintonia com a mesa, sofá, os móveis em geral. Com isso, a escolha do material deve ser bem criteriosa, fazendo com que esse artigo de decoração seja um complemento do espaço juntamente com os demais objetos do local.

Antes mesmo da escolha do material, deve-se levar em consideração o tamanho de sua sala, pois o tapete deve ser uma moldura para os outros elementos daquele espaço. Na maioria dos casos, recomenda-se que o tapete seja maior do que o sofá, pois dessa maneira os outros objetos caberão no mesmo espaço ao sofá.


No caso da mesa de jantar, por exemplo, é importante que a peça ultrapasse 70cm à 1metro do final do objeto. Com isso, ao afastar as cadeiras, elas permaneçam no quadrante do tapete.
Ainda se tratando da sala de jantar, recomenda-se os tapetes sintéticos. Eles são mais finos e bastante resistentes à limpeza, além de facilitar no movimento das cadeiras.
Se tratando da sala de estar, aconselha-se que o tapete ultrapasse o sofá, ou seja, que passe por debaixo dele. É importante que tenha um certo espaço, uma distância entre o móvel da TV e essa peça, pois dessa forma permitirá a passagem das pessoas, evitando pisa-lo e suja-lo, consequentemente.
Também não podemos deixar de ressaltar que o tapete influencia diretamente na acústica do ambiente, com isso o mesmo deve ter uma altura dos pêlos ou fios entre 10 e 15 milímetros para trazer mais conforto e aconchego à sua sala de estar.


O tamanho do tapete vai influenciar diretamente na impressão de amplitude daquele espaço em que ele encontra-se. Se esse objeto for menor, aquele ambiente vai parecer menor, dando essa ilusão de ótica.


 

TAGS: decor; design; decoraçaodeinteriores; decoracaodesalas; decoracaodesalasdejantar; decorcomtapetes;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

Bella PietraInatec
Gabriel ConstruçõesTramontinEleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorPiccolo e LessaAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor Glass
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados