Las

Como usar o abajur na decoração

12/04/2017

Além de ser uma peça decorativa, o abajur entra também como elemento principal no projeto de iluminação dos ambientes!

Os detalhes fazem toda a diferença na hora de criar um ambiente intimista, convidativo e aconchegante. O uso de um abajur na decoração é um desses detalhes que conseguem remodelar todo um ambiente. Confira nossas dicas e inspirações para fazer o melhor uso do abajur no décor e tornar os cômodos da sua casa mais acolhedores.

A iluminação com tons mais fechados dos abajures contribui para um ambiente mais relaxante e tranquilo, sendo muito usados em dormitórios e salas de estar. Apesar disso, com diversas opções de tamanho e design, o objeto entra também na decoração de salas de leitura, lavabos, salas de jantar e home office.

Nos dormitórios, além de ajudarem a compor o décor, o abajur funciona como uma suave iluminação de apoio seja para a leitura de antes de dormir ou para quem gosta de ter um ponto de luz durante a noite. Normalmente utilizados em criados-mudos, a melhor opção são os de tamanho médio e que se misturem com o restante do estilo de decoração no quarto, para criar um ambiente visualmente harmônico e relaxante.

Já o abajur na decoração da sala de estar pode ser usado como uma peça mais central, para chamar a atenção. Com cúpulas redondas ou quadradas, de tecido ou não, com bases com design contemporâneo ou clássico, coloridas ou neutras, os abajures podem ganhar a cena e se encaixar em todo tipo de estilo de decoração. Em ambientes maiores você pode apostar em abajures de chão, que funcionam como luminárias mais fortes, mas com mais apelo decorativo, podendo contrastar em estilo com o restante do ambiente, criando um visual moderno.

Cômodos que são mais impessoais também ganham um toque de charme quando o abajur é usado na decoração. Nos lavabos, por exemplo, eles podem não ser tão utilizados quanto no resto da casa, mas aparecem como um mimo para os hóspedes e visitantes, um sinal de que todo espaço da casa, inclusive aquele dedicado mais aos amigos e familiares do que aos moradores em si, é pensado e decorado com carinho.

Dicas para escolher o seu abajur!

Para escolher o melhor modelo é necessário, primeiramente, responder a estas perguntas:

-Sua luz será utilizada para leitura? Se sim, opte por modelos com luz direcionável (luminárias articuladas são ótimas para esta função);

-Qual o tamanho do seu ambiente? Escolha modelos com tamanho proporcional ao espaço, para que a sua composição seja harmoniosa;

-Qual o estilo da sua decoração? O abajur deve complementar a sua decoração. Lembre-se que ele será um dos elementos mais percebidos no quarto e por isso merece atenção.

Também é importante lembrar que o abajur deve proporcionar uma iluminação que não cause desconforto visualA cor da lâmpada (sua temperatura de cor) também é importante: lâmpadas muito amarelas não são indicadas para leitura, mas sim para criar ambientes acolhedores e de descanso.

Seja como uma fonte de luz extra ou uma peça para ser vista usar um abajur na decoração é ter um item tradicional e multifacetado, que garante elegância e conforto para os ambientes. Para completar o charme e o refinamento do seu décor!

 

 

Abajur Metálico- Inatec

Abajur Cupula de Tecido e Base em Vidro Transparente- Inatec

                             

 

 

 

TAGS: iluminacao; abajur; luminarias; inatec; iluminacaocomabajur;

Deixe seu comentário

Facebook Facebook Facebook
Las

juliane cardoso

Juliane Cardoso - Suelen Serafim

Projetos criativos ambientes planejados para refletir a alma de seus moradores. 

...

SulpisoKasar

Facebook

Bella PietraInatec
Gabriel ConstruçõesEleganzaVitrolAmbience DecorAmbience DecorAmor e CarinhoPonto das TintasPonto das tintasVidraçaria Decor GlassFibra SulMorro Estevão Plantas OrnamentaisMarquesa Home
Juliane Cardoso 2014 © Todos os direitos reservados